4 de abr. de 2013

Tipos de Escaladores


 
Nome popular: Escalador tradicional
Nome científico: Loucus Porfuradas
Habitat Natural: Paredes muito altas, o mais distantes possível, onde basta qualquer imprevisto para ter que pernoitar no cume ou chegar em casa só na segunda-feira.
Hábitos Alimentares: Tudo o que for possível colocar na mochila e não estrague em dois dias, pouca água.
Características físicas: Sempre envolto de muito, muito equipamento móvel, mochila gigantesca, anorak (pois este tipo de escalador atrai tempestades), roupas de cores gritantes e histórias épicas.
Curiosidades: Esta espécie atraí furadas, mas tem sempre histórias para contar. Ama chaminés, apesar de nada ter a ver com Papai Noel. Proteção boa é aquela dez metros acima da anterior. Tem a seguinte filosofia: pra que fazer o fácil se podemos fazer o difícil!

 



 

Nome popular: Escalador de boulder
Nome científico: Preguiçosus Explosivus
Habitat Natural: Aglomeram-se em bandos perto de pequenas pedras que podem ser mais facilmente  escaladas pelo outro lado.
Hábitos Alimentares: Banana com magnésio, barrinha de cereal com magnésio, qualquer outra comida  rica  em proteína envolta em magnésio.
Características físicas: Pernas muito finas, ombros muito grossos, pés de gueixa. Nenhum, nenhum equipamento mesmo. Constantemente coberto por um pó branco.
Curiosidades: Tem a característica de escalar muito forte, desde que o período seja muito curto. Para fazê-lo cair basta mostrar uma corda. É tão preguiçoso que, pra onde vai, leva a cama nas próprias costas. Tem a estranha mania de sempre colocar os pés acima da cabeça e de fazer movimentos que joguem quase todo o seu corpo para fora da pedra.



 





Nome popular: escalador esportivo
Nome científico: Obsessivus Porcadenas
Habitat Natural: Falésias, de preferência negativas e o mais próximo possível do local de estacionar o carro. Se for possível dar a seg do banco do carona, melhor.
Hábitos Alimentares: Passa a semana inteira comendo linhaça, granola e outras comidas de passarinho para não ganhar peso, mas devora tudo o que for possível na padaria ou no barzinho após a escalada.
Características físicas: Peso menor que a sua altura em centímetros, menos 120. O mínimo de equipamentos possíveis. Nunca, nunca, nuca mesmo usa o capacete.
Curiosidades: Sempre tem um clipstick à mão. É compulsivo-obsessivo por refazer uma via 998 vezes, até mandá-la. Sabe todos os graus de todas as vias de cabeça. Sempre joga um grau que já mandou pra baixo e um que não mandou pra cima. Conta cada grama de cada objeto no seu corpo, chegando a culpar um pingente por não mandar a via. Tira sempre fotos em posições esticadas, quase de Yoga.



Como escolher o calçado certo para trilha


Elque Silva | 13 February, 2012




Quando falamos em calçado correto, nos referimos a calçados técnicos para esportes de montanha. Pois dependendo do que pretendemos fazer o calçado é um equipamento muito importante. Afinal, ninguém corre de chinelo de dedo.
Aqui não falaremos de nenhuma marca específica, apenas de como escolher o calçado certo para sua aventura.

A loja Makalu Sports, parceira do TB de longa data, abriu as suas portas para que pudéssemos fazer o vídeo explicativo desse texto.

Quantas pessoas vão escolher um calçado técnico e se espantam com o preço? Logo a mente compara valores entre “normal” e técnico. A segurança é o que tem que ser comparada nessas horas. Imagine a seguinte situação: você, de tênis all star, subindo uma trilha acidentada com uma mochila pesada e torce o tornozelo, ou de chinelo de dedo e tropeça, arrancando a unha do dedão do pé – acabou!!! Na hora virá a lembrança na cabeça – “é… devia ter comprado aquela bota…”. Tem economias que não compensam, essa é uma delas. Não precisa ser a marca top de linha no mercado para quem está começando agora, mas tem que ser técnico para a sua própria segurança.

As meninas normalmente reclamam que os calçados técnicos, principalmente as botas, são brutos e feios. Os fabricantes já pensaram nisso e existem modelos femininos em algumas linhas de calçados técnicos.

Terreno, clima, distância, peso de equipamento e finalidade são, sim, os fatores a serem considerados na hora da escolha do calçado.

* Papete: trilha de algumas horas, sem peso, calor, praia, rios.

* Tênis: trilha de até um dia, pouco peso, calor, terreno pouco acidentado.

* Bota: trilha de mais de um dia, peso, calor/frio, terreno acidentado

* Bota mais técnica: trilha de vários dias, muito peso, frio/neve/gelo (somente em aproximação, para escaladas em gelo usem botas plásticas apropriadas para alta montanha), terreno variado…

Confira outras dicas no vídeo abaixo!

Alpinistas italianos e um alemão morrem vítimas de uma avalanche






04/04/2013

Dois alpinistas italianos e um alemão morreram nesta segunda-feira vítimas de uma avalanche que atingiu Punta Beltovo di Fuori, que integra a cadeia de montanhas Ortles - Cevedale , na região italiana de Trentino-Alto Adige. Um outro alpinista ainda está desaparecido.


Fonte: Redação: Arsa Latina

Dois alpinistas italianos e um alemão morreram nesta segunda-feira vítimas de uma avalanche que atingiu Punta Beltovo di Fuori, que integra a cadeia de montanhas Ortles - Cevedale , na região italiana de Trentino-Alto Adige. Um outro alpinista ainda está desaparecido.

Os italianos foram identificados como Marco Gius, de 60 anos, e Mauro Giovanazzi, de 50 anos. O alemão é Volker Klar, de 41 anos.

O alpinista desaparecido é um alemão que estava junto com as outras três vítimas. Devido às condições climáticas e ao início da noite, as equipes de resgate suspenderam as buscas. As operações serão retomadas amanhã.

O pedido de socorro foi feito por um outro grupo de alpinistas que estava próximo ao local da avalanche.