4 de abr. de 2013

Como escolher o calçado certo para trilha


Elque Silva | 13 February, 2012




Quando falamos em calçado correto, nos referimos a calçados técnicos para esportes de montanha. Pois dependendo do que pretendemos fazer o calçado é um equipamento muito importante. Afinal, ninguém corre de chinelo de dedo.
Aqui não falaremos de nenhuma marca específica, apenas de como escolher o calçado certo para sua aventura.

A loja Makalu Sports, parceira do TB de longa data, abriu as suas portas para que pudéssemos fazer o vídeo explicativo desse texto.

Quantas pessoas vão escolher um calçado técnico e se espantam com o preço? Logo a mente compara valores entre “normal” e técnico. A segurança é o que tem que ser comparada nessas horas. Imagine a seguinte situação: você, de tênis all star, subindo uma trilha acidentada com uma mochila pesada e torce o tornozelo, ou de chinelo de dedo e tropeça, arrancando a unha do dedão do pé – acabou!!! Na hora virá a lembrança na cabeça – “é… devia ter comprado aquela bota…”. Tem economias que não compensam, essa é uma delas. Não precisa ser a marca top de linha no mercado para quem está começando agora, mas tem que ser técnico para a sua própria segurança.

As meninas normalmente reclamam que os calçados técnicos, principalmente as botas, são brutos e feios. Os fabricantes já pensaram nisso e existem modelos femininos em algumas linhas de calçados técnicos.

Terreno, clima, distância, peso de equipamento e finalidade são, sim, os fatores a serem considerados na hora da escolha do calçado.

* Papete: trilha de algumas horas, sem peso, calor, praia, rios.

* Tênis: trilha de até um dia, pouco peso, calor, terreno pouco acidentado.

* Bota: trilha de mais de um dia, peso, calor/frio, terreno acidentado

* Bota mais técnica: trilha de vários dias, muito peso, frio/neve/gelo (somente em aproximação, para escaladas em gelo usem botas plásticas apropriadas para alta montanha), terreno variado…

Confira outras dicas no vídeo abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.