8 de abr. de 2013

O alongamento é prejudicial ou não ao desempenho?



A colunista Gretchen Reynolds, do "New York Times", escreve em seu blog um curioso artigo sobre a importância de se alongar ou não antes dos exercícios. Cientista croatas concluíram que se alongar antes de um exercício de explosão pode ser prejudicial ao desempenho. Confira o artigo completo abaixo:


"A maioria de nós cresceu ouvindo que deve se aquecer antes de uma atividade física. E que ficaríamos muito mais soltos, fortes e com menos riscos de lesões se fizermos antes do exercício um alongamento estático como tocar com as mãos nos dedos dos pés por 30 segundos ou mais. Mas qualquer um que acompanha a ciência fitness - ou esta coluna - sabe que nos últimos anos uma variedade de experimentos têm combatido esta ideia sobre o alongamento. Pesquisadores já descobriram, inclusive, que o alongamento pode diminuir o desempenho de um velocista, sem reduzir substancialmente as chances de se machucar.






Agora, dois novos estudos estão nos dando razões adicionais para não se alongar. Um deles concluiu que se você se esticar antes de levantar pesos, o músculo pode ficar mais cansado do que o esperado durante o treino. Essas constatações, somadas ao novo estudo croata, mostram que há um crescimento nas opiniões de que o alongamento pré-exercício é geralmente desnecessário e, provavelmente, contraproducente.

Muitas questões relacionadas ao exercício e ao alongamento permaneceram sem respostas. Não está claro até que ponto, precisamente, treinamentos subsequentes são alterados quando você se alonga previamente, bem como se todos os tipos de atividade física são igualmente afetados.

No mais amplo desses novos estudos, pesquisadores da Universidade de Zagreb (Croácia) fizeram centenas de experiências com voluntários, que se alongavam e depois pulavam, mergulhavam, corriam, levantavam para testarem suas forças musculares. O objetivo era concluir os benefícios dos alongamentos, sem um pré-aquecimento dos músculos.

Para ter um resultado mais completo, os cientistas croatas juntaram os dados de sua pesquisa com os de mais 104 estudos que usaram critérios bem parecidos. E, em seguida, utilizaram cálculos sofisticados para determinar o quanto cada alongamento limitou os movimentos.

Os números, especialmente para atletas competitivos, são preocupantes. De acordo com os cálculos, o alongamento estático reduz a força nos músculos alongados em quase 5,5%, com o crescente impacto em pessoas que se alongaram por 90 segundos ou mais. Embora o efeito seja um reduzido quando estiramentos das pessoas duram menos de 45 segundos.

Eles também são menos poderosos, com poder de ser uma medida da capacidade do músculo de produzir força durante as contrações, de acordo com Goran Markovic, professor de cinesiologia da Universidade de Zagreb e um dos responsáveis pelo estudo. De uma maneira geral, eles concluíram que a força muscular geralmente cai em cerca de 2% após o alongamento. E descobriram que a explosão muscular também cai significativamente, em até 2,8%. O que significa que o desempenho de quem se alonga e faz aquecimento tende a ser pior do que o daquele atleta que só se aqueceu.

Um outro estudo chegou a conclusões parecidas. Os entrevistados fizeram um agachamento padrão com barras de alongamentos. E perderam a capacidade de controlar o peso em 8,3%. Além disso, eles também relataram que se sentiram menos estáveis e mais desequilibrados após o alongamento.


O exato motivo pelo qual o alongamento prejudica o desempenho não é totalmente compreendido, embora os pesquisadores suspeitem que o problema é, em parte, pelo fato de o alongamento fazer exatamente o que esperamos que ele faça. Ela relaxa os músculos e os tendões de acompanhamento. Mas, no processo, torna-os menos capazes de armazenar energia e entrar em ação.


É claro que esses resultados se aplicam principalmente em corredores que exigem força e poder explosivo, muito mais do que resistência. Mas algumas pesquisas falam bem do desempenho após o alongamento estático em distância de corrida e ciclismo, segundo Markovic. Mais fundamentalmente, os resultados ressaltam a importância de não se preparar para o exercício de alongamento. "Agora podemos dizer com certeza que o alongamento estático por si só não é recomendado como uma forma adequada de aquecimento", disse Markovic. "O aquecimento deve melhorar o desempenho e não piorá-lo".


A melhor escolha, segundo o pesquisador, é se aquecer de forma dinâmica, movendo os músculos que serão utilizados em seu treino. Polichinelos, por exemplo, prepararam os músculos para o exercício adicional melhor do que o alongamento, além de ser mais divertido."



PULSO NO SITE DO GLOBO: oglobo.com.br/esportes/pulso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.