22 de mar. de 2013

MONTANHISTA ESTRANHAMENTE VIRA JUSTICEIRO...


Novo Justiceiro na área (nome cientifico dos primórdios iensianos “pira”, só para os mais chegados).
Jovem mancebo, parabéns. Eu já tinha a certeza que você passaria no exame da ordem dos advogados, só não sabia quando rrss, sempre foi acima da média mesmo sem esforço, isso é visivelmente identificado por qualquer individuo que te conhece, depois você milagrosamente começou a estudar haha, o sucesso é fruto de muito trabalho, esforço e dedicação, o que não faltou para você. Mas vamos direto ao assunto que interessa, segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto àquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal), gostei do conceito do amigo Aristóteles, passei a refletir como clímax de nossos projetos sociais a igualdade, mas, a justiça implica, também, em alteridade. Uma vez que justiça equivale à igualdade, e que igualdade é um conceito relacional (ou seja, diferentemente da liberdade, a igualdade sempre refere-se a um outro, como podemos constatar da falta de sentido na frase "João é igual" se comparada à frase "João é livre"), é impossível, segundo Aristóteles e Santo Tomás de Aquinopraticar uma injustiça contra si mesmo. Apenas em sentido metafórico poderíamos falar em injustiça contra si, mas, nesse caso, o termo injustiça pode mais adequadamente ser substituído por um outro vício do caráter. Justiça também é uma das quatro virtudes cardinais, e ela, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido".
Agora vamos às reflexões, buscamos a igualdade e legalidade ou a liberdade? Um nó na cabeça começa a se formar (acho que é o ordinário), mas vamos esquecer todo esse papo e simplesmente nos conscientizar, a justiça é cega e precisa ser justa, justiça justa, gostei. Que a tua justiça tenha uma visão holística sobre tudo e todos, e fomente a igualdade e legalidade com honestidade, acima de tudo honrando ao nosso Deus.
Boa sorte nessa tua nova fase. Lembre-se sempre de retezar a justiça para não deixa-lá correr o risco de ter um fator de queda que não se pode recuperar, ou nunca deixe de alerta-la sobre as normas (de seg), as vazes o fato de desviar-se de um único inciso ou paragrafo (pular chapeleta/móvel) pode penalizar inocentes (causar vitima). Só desejo-lhe sucesso nessa escalada, e sempre estarei aqui para passar boa vibe e gritar komon para todos ouvirem quando você passar o crux, e sempre que perceber tua dificuldade e for possível te passarei os bisu. Enfim, estou muito feliz pela tua conquista irmão (Wagner Chelski Mochiutti).